• Andre de Almeida Silva

Nunca fale mal das empresas anteriores

Conheça mais uma dica da Nóbil para te ajudar em processos seletivos.


Você pode ter passado por uma péssima experiência em algum emprego no passado, seja por um salário atrasado ou por ter um ambiente de trabalho ruim, mas nunca discuta isso com o selecionador.


Aqui neste espaço sempre falamos que você deve ser sincero em um processo seletivo, porém por pior que tenha sido sua experiência com uma empresa não convém discutir abertamente isso neste momento.


Em um processo seletivo um dos principais elementos para o selecionador determinar se um candidato é apto ou não para o cargo é entender as realizações e competências e avaliar se elas estão de acordo com as necessidades da vaga atual.


Quando você fala mal da sua empresa, por mais justo que possa ser, na maioria das vezes o selecionador irá interpretar isso como uma falha ética. Nestes relatos é muito comum o candidato mencionar nomes de pessoas envolvidas e situações que expõem a empresa anterior. Este comportamento pode levar ao entrevistador ao seguinte pensamento, “se você fala mal da empresa anterior quem garante que não vai voltar a fazer isso no futuro”.


Desta forma, prefira usar frases como:


▶️ “não me adaptei a cultura da empresa” = o ambiente de trabalho não era muito legal

▶️ “Entendi que o ambiente de trabalho não era propicio para meu crescimento = Meu chefe era muito ruim

▶️ “preferi procurar uma empresa que tivesse valores como os meus” = Empresa era desonesta ou Empresa não valorizava seus colaboradores

▶️ “a empresa estava com dificuldade de cumprir com o que previa no meu contrato de trabalho”= Empresa atrasava pagamento, ou benefícios.


Caso o selecionador insista em saber detalhes, diga educadamente que você prefere não entrar em detalhes que possam denigrir a imagem da empresa que você trabalhou.


Ficou com dúvida ou precisa de alguma ajuda, responda este post ou nos envie uma mensagem via Messenger.


Marque aquele seu amigo que precisa de uma ajuda para conseguir um emprego e acompanhe nossas redes sociais para mais dicas como estas. @nobilescoladenegocios (facebook, instagran e linkedin)


Acesse: www.nobil.com.br

#nobil #nobilescoladenegocios #dicasnobil #emprego #empregabilidade#negocios

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo